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Toda a experiência que o seu consumidor teve quando adquiriu o seu produto ou serviço é considerado experiência de compra do cliente. As sensações, os sentimentos, desde antes do fechamento da compra até depois de realizá-la. Como melhorar a experiência de compra do cliente? Vamos às dicas!

Experiência de compra

Uma pesquisa realizada pela Super Office em 2021, aponta que 45,9% dos 1.920 entrevistados, acreditam que a experiência de compra será o foco da sua marca nos próximos 5 anos. Os consumidores estão propensos a pagar mais, caso a sua experiência de compra for positiva. Portanto, quanto melhor for a experiência de compra para o cliente, mais resultados positivos a marca consegue alcançar.

(https://www.superoffice.com/blog/customer-experience-statistics/)

Preço e qualidade eram fatores determinantes para a compra de um produto até bem pouco tempo atrás. Atualmente, com a transformação digital, é muito fácil encontrar produtos similares, ou até mesmo iguais, e comparar os preços. Você quer saber qual o fator determinante nos dias de hoje? A experiência de compra!

O desafio maior é disputar a atenção do consumidor na prateleira (real e virtual) e fazer com que ele opte pela sua marca. Quanto mais ações coordenadas que otimizem o atendimento, a entrega de valor e, por fim, a experiência, mais aumenta o nível de satisfação dos clientes.

Como melhorar a experiência de compra

Existem 5 pontos que você deve estar atento para o planejamento de ações integradas que visem melhorar a experiência de compra. Ambiente, atendimento, usabilidade, transparência e comunicação. 

Independente se você está pensando na sua loja física ou virtual, ou até mesmo em ambas, a sua preocupação deve ser com o que as pessoas vão ver, sentir e pensar quando entrarem na loja ou no site. O visual da loja é agradável? O ambiente é decorado? As cores transmitem a identidade da marca? O site é rápido? A identidade visual do site é confortável aos olhos? Os atendentes são pró-ativos e educados? O retorno às dúvidas dos clientes são feitos em tempo hábil? As informações e conteúdo disponibilizado pela marca são verdadeiros? 

Essas perguntas, dentre outras, devem ser respondidas e analisadas para o desenvolvimento de estratégias que melhorem a experiência de compra do cliente. Vamos às estratégias:

  • Conheça seu cliente;
  • Considere todas as etapas da jornada do consumidor;
  • Antecipe as necessidades do seu cliente;
  • Capacite sua equipe;
  • Tenha uma identidade visual presente;
  • Disponibilize vários canais de atendimento ao cliente;
  • Humanize seu conteúdo;
  • Tenha presença digital;
  • Aposte em interatividade no site e na loja física;
  • Use tecnologia para segmentar e personalizar ofertas;
  • Ofereça várias opções de pagamento e de contratação;
  • Esteja atento ao pós-venda;
  • Invista em Overdelivery;
  • Desenvolva formulários de feedback;

Além de investir em estratégias para melhorar a experiência de compra do cliente, é preciso monitorar as variáveis e mensurar os resultados. Assim como em todas as estratégias de marketing, os números são o termômetro para manter ou alterar os processos.

Manter clientes antigos satisfeitos, fazer com que eles comprem novamente ou ainda melhor, transformá-los em embaixadores da marca não acontece de um dia para a noite. O trabalho para alcançar resultados significativos é duro, mas os resultados positivos para a experiência de compra do cliente e, consequentemente, para a sua marca, são surpreendentes!

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