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As estratégias de marketing evoluíram consideravelmente ao longo dos anos e uma dessas evoluções resultou no que chamamos de Marketing Integrado.

Essa abordagem busca unificar e alinhar todas as atividades de marketing para criar uma experiência coesa e consistente para o público-alvo em todos os canais da marca, seja no digital ou offline. 

Neste artigo, vamos explorar o que é marketing integrado, como ele funciona na prática, quais são suas vantagens e quais são os benefícios de contar com uma agência de marketing integrado para cuidar da estratégia da sua empresa.

Vamos lá? 

 

Guia de boas práticas nas redes sociais

O que é marketing integrado?

O Marketing Integrado é uma abordagem estratégica que visa coordenar todos os esforços de marketing de uma empresa, garantindo que todas as mensagens e ações estejam alinhadas para transmitir uma imagem unificada da marca

Seja nas comunicações de redes sociais, nos anúncios de outdoors, em campanhas de e-mail marketing, no site, no ponto de venda, em panfletos físicos ou catálogos digitais, é importante que tudo isso esteja seguindo a mesma linguagem, identidade visual e a mesma estratégia, para proporcionar a melhor experiência para o consumidor.

Ao invés de tratar as diferentes táticas de marketing como áreas separadas, o marketing integrado une essas táticas em um esforço conjunto, otimizando a eficácia geral.

Leia também: Os impactos da transformação digital no marketing.

 

Para exemplificar o que é marketing integrado, imagine o seguinte:

Em uma orquestra sinfônica, cada instrumento possui um som único e contribui para a riqueza da música. No entanto, a verdadeira magia acontece quando todos os instrumentos se unem e tocam em harmonia, sob o comando do maestro. 

Da mesma forma, o marketing integrado é como a orquestração de várias táticas de marketing para criar uma experiência envolvente e coesa para o público em todos os canais de comunicação da marca.

Assim como a orquestra, onde cada seção (cordas, sopros, percussão) desempenha um papel vital, as diferentes táticas de marketing (redes sociais, campanhas offline, conteúdos, eventos) são como os instrumentos.

Cada uma tem seu próprio papel e valor, mas é a combinação coordenada que gera um impacto realmente marcante.

Como o marketing integrado funciona?

Cada vez mais as pessoas são impactadas por inúmeros anúncios de marketing diariamente, seja no digital ou no offline. 

Por isso, ter uma abordagem estratégica é fundamental para se destacar da concorrência, criar uma conexão forte com o público e fazer sua marca ser reconhecida em meio a tantas outras.

O marketing integrado reconhece a importância de criar uma narrativa consistente e autêntica, independentemente do canal ou plataforma utilizada. 

E para que isso aconteça, é preciso seguir alguns passos importantes primeiro, como:

 

1 – Análise situacional

Antes de iniciar qualquer estratégia de marketing, é essencial entender o mercado, a concorrência e o público-alvo. A empresa deve realizar pesquisas para identificar as preferências do consumidor, comportamentos de compra e canais de comunicação mais eficazes.

Leia também: Como mapear a jornada do cliente? 

 

2 – Definição da mensagem e identidade de marca

Com base na análise, a empresa deve definir uma mensagem central e uma identidade de marca clara, como um logo e um slogan atrativos. Esses elementos servirão como a base para as demais atividades de marketing.

 

3 – Alinhar a comunicação entre os canais

Independentemente dos canais de comunicação que a marca esteja presente, é essencial que a mensagem e o visual sejam consistentes. Isso ajuda a fortalecer o reconhecimento da marca e a construir confiança junto ao público.

Afinal, como o seu consumidor vai reconhecer sua marca se, além do nome, as publicações das redes sociais são totalmente diferentes da identidade visual que ele viu no anúncio de um outdoor?

 

4 – Integração dos esforços

O próximo passo é integrar todas as táticas de marketing, de modo que elas trabalhem juntas da melhor forma possível.

Por exemplo, uma campanha nas redes sociais pode ser complementada por um evento presencial sobre o mesmo tema, com anúncios em pontos de ônibus, webinars com convidados importantes da área e conteúdos no blog da empresa.

 

Quais são as vantagens do marketing integrado?

A adoção do Marketing Integrado pode trazer uma série de vantagens significativas para as empresas, como:

 

1 – Consistência da mensagem

A criação de uma mensagem coesa em todos os canais ajuda a melhorar a experiência dos consumidores e solidifica a compreensão do que a marca representa.

 

2 –  Maior impacto

Ao coordenar diferentes táticas, a empresa pode alcançar o público-alvo de várias maneiras, aumentando a probabilidade de se destacar e ser reconhecida. 

 

3 – Fortalece a marca

A consistência e a presença da empresa em diferentes canais, constroem uma imagem mais forte e memorável da marca na mente dos consumidores e do mercado em geral.

Lembre-se que a maioria das pessoas costuma comprar produtos ou serviços de marcas que já conhecem, então fazer com que elas pensem na sua marca é essencial! 

 

4 – Melhora a experiência do cliente

A abordagem do marketing integrado considera a jornada do cliente como um todo, permitindo que a empresa ofereça uma experiência mais fluida.

 

5 – Aumenta a eficiência

Coordenando os esforços, o marketing integrado consegue ser mais eficiente em termos de tempo e recursos financeiros, uma vez que pode desdobrar o mesmo conteúdo em vários outros formatos.

No caso de um e-book, por exemplo, a empresa pode usar uma landing page para divulgá-lo, e então, as pessoas que baixarem o material por essa landing page entrarão em um fluxo de automação de e-mails criado especificamente para quem baixar o e-book. 

Nesses e-mails, a empresa pode, além de agradecer por ter baixo o material, aproveitar para divulgar outros conteúdos relacionados ao tema do e-book, como blogs e webinars. 

Além disso, o mesmo e-book pode gerar diversos conteúdos para as redes sociais. Seja divulgando o material, criando posts para falar dos temas abordados em cada tópico ou até mesmo usando trechos do próprio material para instigar a curiosidade.

 

Por que contratar uma agência especializada em marketing integrado para cuidar das comunicações da sua empresa?

As agências especializadas em marketing integrado, como a PX Brasil, são ótimas opções para empresas que trabalham com diversos parceiros e por isso não conseguem integrar as estratégias da marca de forma eficiente.

Se você tem uma agência que cuida do marketing digital da sua empresa e outra que cuida da comunicação offline, por exemplo, fica difícil de alinhar as estratégias da marca, seja por falhas na comunicação ou por cada agência contar com profissionais de diferentes experiências. 

Mas agências que trabalham com marketing integrado têm experiências e conhecimentos em todas as áreas do marketing, garantindo que as estratégias funcionem em conjunto da melhor maneira possível.

Dessa forma, fica mais fácil alinhar todos os discursos da marca para deixar a comunicação coerente em todos os canais. 

Além disso, com apenas uma agência para gerenciar, você pode focar em desenvolver uma estratégia de negócios sólida, enquanto a agência cuida de todas as suas iniciativas de marketing, diminuindo o número de parceiros que você precisa lidar diariamente. 

Se você quer integrar todas as comunicações da sua marca e está precisando de uma agência parceira para fazer isso, conte conosco! 

Entre em contato e marque uma conversa.