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A transformação digital pode parecer um bicho de sete cabeças para muitas empresas, principalmente para as tradicionais. Ela chegou e virou de ponta cabeça o que até bem pouco tempo atrás era considerado inovação. Vieram novas tecnologias, mudança de paradigmas e o pensamento sistêmico. O consumidor não é mais o mesmo e a relação com ele, como também a forma de fazer negócios, mudou. Todos os setores foram impactados, inclusive o marketing. Você sabe quais foram os impactos da transformação digital no marketing?

Transformação Digital

Muitas marcas ainda não entendem o que é a transformação digital. Elas pensam que a transformação digital está relacionada apenas às empresas que trabalham com tecnologia. Outras acreditam que criar um site institucional, um blog, e perfis nas redes sociais basta para estar inserido na transformação digital. 

Mas afinal, o que é transformação digital?

Transformação digital é o processo no qual as empresas fazem o uso de tecnologias para otimizar o desempenho na rotina de trabalho ao trazer soluções inovadoras que agregam mais agilidade e produtividade ao dia a dia. 

Além disso, essa transformação é um passo em direção a um futuro mais tecnológico e moderno onde as empresas precisam encontrar seu espaço para ganhar mais autoridade no mercado.

O uso da tecnologia para a resolução de problemas não é novidade. O uso inteligente da tecnologia voltada às pessoas e resultados de negócios é a transformação digital. A transformação digital abrange a implementação e reestruturação de processos e novas tecnologias, como também o modo de pensar das pessoas.

A transformação digital também é uma transformação cultural. Não dá para transportar uma mentalidade totalmente off-line e trazê-la para o on-line. A transformação digital é uma mudança de mindset. O processo é lento, envolve custos e vai muito além. A transformação digital necessita, acima de tudo, de propósito.

Você já se perguntou o quanto a nossa realidade mudou e o quanto a transformação digital, de modo geral, mudou as nossas vidas? E para as empresas o quão importante ela é? Para a sua empresa, especificamente, quais são os problemas que precisam ser resolvidos? No que a transformação digital seria útil?

Uma nova realidade

Em 2019 a realidade era que 70% das empresas no mundo já haviam adotado a transformação digital ou estavam se direcionando para essa  mudança, segundo matéria divulgada pela Forbes.  Atualmente, no Brasil, os setores mais adaptados à transformação digital são os de tecnologia, varejo, financeiro e de telecomunicações. 

(https://www.forbes.com/sites/blakemorgan/2019/12/16/100-stats-on-digital-transformation-and-customer-experience/?sh=49e8b293bf3e)

Para que as empresas não fiquem paradas no tempo, a solução é se adequar à nova realidade. A inovação faz-se necessária no cerne da empresa, modificando a cultura, missão, visão e valores institucionais. Aqui, vale frisar mais uma vez a importância do propósito.

Adotar a transformação digital nas empresas traz inúmeras vantagens, não só para as organizações. O cliente compra não só o produto ou serviço, mas a experiência como um todo. Se ele foi bem atendido, de forma precisa e ágil, sua satisfação aumenta, ele compra novamente e pode até se tornar embaixador da marca. Para as empresas, processos alinhados garantem decisões mais assertivas.

Transformação digital e o marketing

É através do marketing que as empresas conseguem definir as estratégias para o alcance do lucro. Mas como otimizar os resultados de marketing e melhorar a eficiência? Se as marcas soubessem quem são seus clientes, onde eles moram, quanto ganham, seu gênero, suas preferências, seus hobbies e o que compram, por exemplo, seria muito mais prático fazer o marketing dar certo. Entretanto, isso não é mais segredo, graças à transformação digital.

Com muitos dados em mãos é preciso fazer a análise, segmentá-los e direcionar para campanhas específicas. Em tempo real é possível saber o que o seu cliente deseja, se ele gostou ou não de uma compra e se o atendimento foi satisfatório. Uma das maiores vantagens para o marketing é deter conhecimento. É possível saber prosseguir com uma determinada ação ou campanha, ou alterar, caso algo esteja dando errado.

Como

Se o seu público tem dúvidas e problemas que precisam ser resolvidos, seu papel é responder essas dúvidas e resolver seus problemas. Como? Através de conteúdo. O Inbound Marketing tem foco em atrair, converter e encantar seu público.

A partir do momento em que as empresas enxergam o conteúdo como solução para atingir seu público, essa chave vira. As pessoas estão buscando soluções para seus problemas e respostas para suas dúvidas. Quando essas marcas invertem a lógica para pensar assim como pensa o consumidor, e não com o objetivo de venda, é que o impacto torna-se real. Ou seja, a venda acontece por meio de branding.

Quanto mais genérico for seu conteúdo, maior o seu alcance e mais pessoas você vai conseguir alcançar, porém, muito menor será a sua conversão. E quanto mais específico seu conteúdo, menor o alcance e maior a conversão. Por isso, a importância da segmentação e do direcionamento de campanhas específicas para um determinado grupo.

Quando a sua empresa consegue fazer essa segmentação e entregar conteúdo específico em escala, ela está conseguindo eficiência e assertividade. Portanto, as estratégias de marketing estão acontecendo de uma forma mais eficaz, devido à transformação digital.

Impactos

Com a implementação da transformação digital, as empresas passaram a conhecer os clientes e o seu comportamento. Através de análise de dados tornou-se possível identificar problemas e dúvidas antes mesmo delas surgirem. Através da segmentação, o direcionamento de campanhas específicas para um determinado público ficou mais fácil.

Distribuir o conteúdo para públicos segmentados seria impossível sem as ferramentas de automação nascidas da transformação digital. Antes mesmo de distribuir esse conteúdo, é preciso conhecer o público e interagir com ele. As redes sociais servem como captação de dados para conhecer esse público.

Conclusão

Existem coisas que você só consegue fazer nos dias de hoje por conta da transformação digital. Nenhuma campanha publicitária conseguia mensurar o número de pessoas que assistiram aquele determinado comercial e definir especificamente quem eram seus consumidores e suas preferências. 

A transformação digital é um ciclo contínuo. Começa com a definição de objetivos e a mudança da mentalidade corporativa. Ela mexe com a estrutura da empresa e gera impactos positivos em todos os setores, assim como no marketing.

Conheça o seu público, responda às suas dúvidas, entregue conteúdo rico e de valor. Construa a sua audiência com base em dados recolhidos e analisados. Converta interessados em vendas. Tenha controle através da análise e retroalimentação. Preocupe-se com a experiência do cliente, incluindo o atendimento. Preocupe-se também com o pós- venda.

O cliente agora é o centro das atenções, e não mais o seu produto ou serviço. O cliente quer ser notado. Ele quer resolver os seus problemas e interagir com a marca. A experiência do cliente precisa ser a mais completa e positiva possível. Pela transformação digital, hoje, o marketing tem todas as possibilidades para isso.