Skip to main content

O Natal é uma época sensacional quando pensamos em marketing. É o momento onde encontramos as melhores campanhas do ano: ideias geniais, iniciativas originais, associações impensadas e cativantes. De fato, é quando os criativos se esmeram para se destacar em meio a um mercado já bastante competitivo. O resultado é fruto de alguns princípios que marcam a diferença, e hoje vamos falar sobre 10 lições que podemos aprender quando o assunto é criar uma presença de sucesso.

1. Tirar proveito dos recursos mais valiosos

Toda marca tem algo que a caracteriza. Sejam as cores, o logo, a forma dos seus produtos, sua mascote, etc. Estes são os principais recursos que devem ser valorizados para que o público os relacione com a empresa, onde quer que vejam algum destes itens. A marca deve ser inconfundível e se destacar em meio aos competidores. Um bom exemplo de marca original é a SkullHop, do segmento de cervejas artesanais.

skullhop

Rótulos para cervejas artesanais SkullHop desenvolvidos pela PX|BRASIL.

2. Persistência e constância são fundamentais

Não é de uma hora para outra que uma marca consegue imprimir sua existência na mente dos clientes. Entrar para o subconsciente requer estratégias a longo prazo e a confiança de que uma tática bem pensada não funciona da noite pro dia. Tem marca que muda o tempo todo e há empresas que fazem sucesso em função da consistência de suas ações.

3. O passado de uma marca é seu patrimônio

Tradição nunca sai de moda. Uma marca de sucesso sabe disso e aposta no seu passado como valor para o futuro. Para tanto, é importante reverenciar a herança da empresa como um recurso para aumentar sua popularidade e penetração no mercado. Relembrar constantemente os méritos anteriores faz com que os clientes assimilem a ideia de que uma marca é de confiança e está presente na vida dos consumidores há anos, e não por acaso.

4. Atualizar a apresentação é preciso

Mesmo que o produto – ou a marca – não mudem tanto, a forma como ele apresentado deve estar sempre atualizada de acordo às últimas tendências. Embalagens, kits, formas de apresentação do produto ou serviço, alternativas de compra e até mesmo venda em lugares impensados são alternativas válidas para inspirar os clientes e incentivar a adquirir um recurso antigo, mas de uma forma inédita.

5. Marque presença onde seja preciso

Uma marca de sucesso pensa além dos canais de distribuição usuais, ela se esforça para em estar em todos os lugares importantes. A disponibilidade é importante, assim como fazer-se notar nos lugares onde se esteja presente. Você já deve ter escutado a frase “já tem até McDonalds em ‘tal’ cidade”, isso mostra como a marca é importante e como o lugar em si ganha valor ao se associar a um produto em particular.

6. Invista pesado no seu carro-chefe

Como marca, você pode ter vários produtos, mas um deles possivelmente seja o mais representativo. É importante destinar uma maior porção dos investimentos relacionados a marketing ao produto principal. Os outros não devem ser negligenciados, pelo contrário; mas serão beneficiados pelo valor agregado do ‘patriarca’.

7. O valor de uma sensação

Clientes não adquirem produtos, compram valor agregado. É melhor associar sua mercadoria – seja um produto ou serviço – a uma sensação positiva (felicidade, bem-estar, alegria) do que focar seus esforços em falar dos recursos em si. Sendo assim, a busca dos clientes deve estar mais orientada ao que eles vão obter como benefício sensorial, a que tipo de emoções terão acesso ao contar com o que sua marca tenha a oferecer.

8. Conscientizar sobre os problemas atuais é importante

Quais são as preocupações da sociedade contemporânea? Com que ideiais está comprometida? Sua marca vai ‘ganhar pontos’ se associar suas preocupações com o imaginário popular dos consumidores. Incentive a qualidade de vida não somente com frases, mas com programas e campanhas que deixem claro que a sua marca está envolvida em vários níveis com o bem-estar.

9. Crie conteúdos criativos, sempre

Todo mundo gosta de diversão, e sua marca pode aproveitar esse desejo latente nos consumidores para se tornar uma referência no assunto. Não se acomode com o público que você já conquistou, continue investindo em iniciativas que surpreendam seus clientes. Promoções, presença em lugares inusitados e até mesmo presentes não diretamente relacionados são uma excelente forma de encantar.

10. Navegue na cultura contemporânea e suas tendências

Cada momento em particular é marcado por um evento ou acontecimento que gera interesse global. No Natal, por exemplo, compartilhe sua interpretação desse período tão relevante para a maioria das pessoas. Em relação a lugares e grupos, veja quais são seus principais valores e características e trabalhe em ideias relacionadas.