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Você com certeza já deve ter ouvido a palavra “metaverso”, mas sabe como essa tendência vai afetar a forma como vivemos? Atividades simples como ir ao trabalho, fazer compras no supermercado ou ir a um evento, serão impactadas por essa novidade. 

Segundo a Bloomberg Intelligence Unit, o metaverso deve movimentar aproximadamente 800 bilhões de dólares até 2024, e algumas marcas como Adidas, Nike e Disney já começaram a investir nessa tecnologia. 

Mas se você ainda não sabe muito bem o que é o metaverso e como ele irá impactar a experiência de compra do seu cliente, nós preparamos um artigo com tudo que você precisa saber. Continue a leitura! 

 

O que é Metaverso?

Metaverso é um conceito ainda em construção, mas em resumo, pode ser descrito como uma rede de mundos virtuais conectados entre si, que estão relacionados com nossa vida cotidiana. 

Através de tecnologias como realidade aumentada e realidade virtual, o metaverso permite que por meio de avatares 3D, as pessoas realizem reuniões, façam compras, participem de eventos e interajam com outros avatares dentro de um mundo totalmente virtual. 

O metaverso ainda não existe de fato, mas diversos jogos e ferramentas profissionais já utilizam de alguns recursos característicos do metaverso para levar para o mundo virtual, algumas situações da vida cotidiana. 

Mas como tudo isso afetará a experiência de compra do seu cliente?

 

Metaverso e a experiência de compra

A pandemia da Covid-19 criou novos hábitos de consumo e um reflexo disso é o crescimento das compras online. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Neotrust, em janeiro de 2022 o e-commerce brasileiro cresceu 21% em relação ao mesmo período de 2021, somando mais de R$13,8 bilhões. 

Segundo a Head de Inteligência da Neotrust, Paulina Dias, mesmo com a flexibilização das restrições que haviam sido impostas devido à pandemia e o retorno ao varejo físico, o  online continua com tendência de crescimento. 

Mas o crescimento do e-commerce não significa que o varejo físico irá morrer. A possibilidade de realizar compras tanto pela internet, quanto em loja física permite que o consumidor possa escolher a melhor opção. 

E o metaverso chega com novidades para proporcionar uma experiência revolucionária para o cliente em vendas físicas ou virtuais. Conheça algumas:

  • Realidade aumentada

Uma das novidades é a possibilidade de clientes testarem e visualizarem produtos através de óculos de realidade virtual. Dessa forma, além de ter uma experiência imersiva, o consumidor pode ver como um objeto ficará e ter mais assertividade na hora da compra, garantindo sua satisfação. 

A Fiat já utilizou desse recurso para o lançamento Fiat Pulse, e por meio da RA, permitiu que alguns clientes testassem virtualmente o carro em tamanho real, em uma experiência ultra realista.

  • Atendimento ao cliente

A realidade aumentada também pode proporcionar experienciais interativas e únicas no ponto de venda, com a utilização de hologramas de assistentes virtuais para guiar o cliente, tirar dúvidas e até ensinar detalhadamente de forma visual, a utilizar algum produto.

No metaverso, o cliente também poderá entrar em contato com atendentes por meio do avatar, indo até à loja virtual para esclarecer dúvidas sobre o produto como se estivesse na loja física. 

No entanto, com a consolidação do metaverso, no futuro as lojas físicas também existirão no mundo virtual e isso irá possibilitar que as marcas melhorem o relacionamento com seus clientes, pois terão acesso a diversas informações sobre o comportamento de consumo. 

Assim, permitindo que as empresas desenvolvam experiências cada vez mais personalizadas.

  • Eventos imersivos 

Com o metaverso, as empresas poderão realizar o lançamento de produtos no universo virtual e permitir que seus clientes façam parte da experiência.

As marcas poderão apresentar os novos produtos em uma experiência hiper-realista enquanto os clientes fazem parte da plateia, podendo até disponibilizar provadores para que os avatares testem a novidade e já realizem a compra. 

 

Apesar de ainda ser uma realidade distante, o metaverso é a tendência do futuro. As empresas precisam começar a repensar seus modelos de negócio para se adaptarem, aumentarem o valor da marca e manterem a competitividade em relação aos concorrentes. 

E, é claro, para oferecerem a melhor experiência ao cliente, que precisa ser sempre o centro de qualquer estratégia. 

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