Posicionamento estratégico precisa ser uma das prioridades de qualquer empresa que queira crescer em seu segmento e se destacar no mercado. Afinal, se até no dia a dia nós também precisamos traçar planos e estratégias para alcançar o que desejamos, no mundo empresarial não seria diferente.
Definir boas estratégias de posicionamento é o que fará sua empresa ser reconhecida e também é o que define como ela será reconhecida por seus clientes.
Quer saber mais? Continue a leitura.
O que é posicionamento estratégico?
Posicionamento estratégico é a forma com que uma empresa deseja ser reconhecida no mercado e a imagem que deseja transmitir para o público.
Esse posicionamento é o que a destaca dos concorrentes e se torna o seu diferencial, algo a ser lembrado pelo consumidor. Além disso, também é o que direciona todas as ações de marketing e comunicação da empresa, fazendo com que tudo esteja alinhado conforme as estratégias.
Amazon, Adidas, Disney e Red Bull são grandes exemplos do poder de um bom posicionamento estratégico. Todas as ações dessas marcas são bem definidas e coerentes, seja pelo valor que agregam, pela qualidade dos produtos ou a maneira que se comunicam com seus consumidores.
Para definir seu posicionamento estratégico, a empresa precisa analisar e conhecer seu público-alvo, assim como os próprios diferenciais que podem ser utilizados para se destacar no mercado.
Tipos de posicionamento estratégico
Existem diversos tipos de posicionamento que podem ser adotados, tudo vai depender dos objetivos do negócio, a imagem que a marca deseja passar, e os interesses do público-alvo.
Porém, existem quatro principais estratégias de posicionamento. São elas:
Posicionamento por Preço
O foco das estratégias são baseadas no preço que o cliente está disposto a pagar pelo produto ou serviço. Mas para ser bem efetiva, o branding da marca precisa ser muito bem trabalhado para conseguir agregar valor ao produto e fazer com que as pessoas queiram comprar independente do preço.
Essa estratégia é bastante comum entre marcas de luxo, como Louis Vuitton e Prada.
Posicionamento por Fator diferencial ou Diferenciação Competitiva
Nas estratégias de posicionamento de diferenciação competitiva, as marcas precisam reforçar suas principais qualidades para conseguir se diferenciar da concorrência.
Um exemplo desse posicionamento é a Apple, que busca sempre reforçar seu diferencial em tecnologia e inovação, além de ter conseguido fazer com que seus consumidores enxerguem seus smartphones como mais do que apenas um celular, mas também um status.
Posicionamento como Monopolização de mercado
Já a principal característica do posicionamento com base na monopolização de um segmento do mercado, é, como o nome sugere, quando uma empresa consegue monopolizar aquele determinado setor, se tornando a única que oferece aquele produto.
Aqui no Brasil, a Petrobras é o principal exemplo do monopólio de um produto, que nesse caso, é o petróleo.
Posicionamento por Benefício
Outro posicionamento que as empresas podem adotar é com base no benefício oferecido. Nessa estratégia, o foco é nos resultados que o cliente terá ao usar o serviço ou produto oferecido pela empresa.
O Boticário, por exemplo, foca suas comunicações nos benefícios que seus consumidores podem ter ao adquirir seus produtos, como bem-estar e mais autoestima.
Assim, quem compra um produto da marca, também está comprando beleza e confiança.
Benefícios do posicionamento estratégico
Como já falamos, com um posicionamento estratégico bem definido, uma empresa consegue aumentar seu potencial competitivo, reforçar a imagem da marca e se diferenciar dos concorrentes, mas além desses benefícios, existem muitos outros. Confira alguns:
- Fortalecer o diferencial competitivo da empresa
- Ter objetivos claros e definidos
- Conhecer os interesses e desejos das personas
- Aumentar a conexão da marca com os clientes
- Direcionar estratégias de comunicação mais assertivas
Agora que você já sabe o que é posicionamento estratégico e seus benefícios, você pode usar esses direcionamentos para começar a traçar estratégias efetivas para seu negócio. Quer ler mais artigos como este?
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