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Gerar Leads é um dos principais objetivos de uma empresa, não é mesmo? Afinal, são oportunidades de gerar negócios. 

Mas converter um Lead não é suficiente para que ele se torne um cliente, por isso, é preciso que as empresas tenham em mente que mais importante do gerar um Lead, é fazer com que ele se torne um cliente. 

O Lead pode chegar por diversas formas. Seja por baixar um material rico, se inscrever em um webinar ou assinar uma newsletter para acompanhar os conteúdos do blog da sua empresa. No entanto, muitas vezes essas pessoas podem não saber como o seu produto ou serviço pode ajudá-las e precisam aprender mais sobre o que seu negócio oferece. 

E a melhor maneira de fidelizar seus leads e transformá-los em clientes potenciais é a partir do relacionamento que seu negócio estabelece com ele.

Quer saber mais? Continue a leitura.

Como começar a transformar leads em clientes?

Considerando que todos da sua base de leads consentiram em trocar informações por algum material que seu negócio ofereceu, o primeiro passo já foi dado. 

Com as informações desses Leads, é possível analisar as oportunidades que se encaixam em seu perfil e traçar uma jornada de nutrição conforme o estágio em que ele se encontra, para que o Lead conheça mais sobre a sua empresa, o que ela oferece e os benefícios. 

 

 

Dicas de como transformar clientes em leads fiéis

1 – Qualifique seus Leads 

Nem todos os seus Leads têm o potencial de se tornar um cliente, então é essencial analisar e classificar cada Lead de acordo com o potencial de conversão dele. As principais categorias são:

  • Propensos: Têm muita pretensão de adquirir o produto ou serviço; 
  • Interessados: Se interessam no conteúdo da sua empresa, mas não são aptos para adquirir o produto;
  • Indecisos: Estão decidindo realizar a compra, mas ainda não estão prontos.

Muitos dos Leads que chegam se encaixam na categoria de Marketing Qualified Lead (MQL)  ou Lead Qualificado pelo Marketing. Que são pessoas que fazem parte do seu público ideal, mas que muitas vezes não estão aptas para se tornar um cliente. Por exemplo: estudantes que baixam um e-book para saber mais sobre um tema, mas não têm necessidade ou estrutura para adquirir o produto ou serviço da empresa. 

Para tornar o trabalho da equipe de vendas mais produtivo e assertivo, é ideal unir os times de marketing e vendas nesse processo para chegarem a um acordo sobre o perfil do Lead qualificado, o Sales Accepted Lead (SAL) ou Lead Aceito por Vendas. Que é um Lead pronto para realizar a compra e que teve seu perfil validado pelo time de vendas. 

Com metas bem traçadas e expectativas bem definidas sobre o papel de cada equipe e a abordagem que deve ser feita em cada tipo de Lead, fica muito mais fácil direcionar esforços para aquele que tem maior potencial de se tornar um cliente.

2 – Construa um fluxo de nutrição para o Lead 

Imagine o seguinte cenário: Sua empresa é um escritório de contabilidade que está divulgando um e-book sobre como fazer a declaração de imposto de renda. Uma pessoa acabou de ver o material em um post de redes sociais e decidiu baixar. Essa pessoa não conhece sua empresa, mas foi impactada pelo anúncio de divulgação. 

Se você não estimular o relacionamento com esse Lead, ele se tornará apenas mais um contato na sua base. Mas se você contar com uma estratégia de nutrição, ele pode se transformar em um potencial cliente. 

Nesse caso, você pode começar enviando um e-mail de agradecimento por ter baixado o e-book e aproveitar a deixa para falar um pouco sobre a especialidade da empresa. Alguns dias depois, você pode disparar outro e-mail convidando o Lead para conhecer alguns conteúdos do seu blog relacionados ao assunto do e-book. 

Posteriormente, você pode ser mais direto e falar dos benefícios de contratar uma empresa especialista para realizar a declaração de imposto e aproveitar para fazer um call-to-action que direcione o Lead para falar com especialistas. 

Percebeu como o fluxo de nutrição vai, aos poucos, fazendo com que o seu Lead conheça mais sobre sua empresa e como seus serviços podem ajudá-lo?

Por meio de softwares de automação de marketing, você pode criar fluxos automáticos de e-mails que seus Leads irão receber após baixar um material ou se inscrever em algum evento. Assim você consegue simplificar processos e atrair um potencial cliente. 

3 – Eduque seus Leads com conteúdos informativos sobre seu nicho

Segundo a pesquisa realizada pela Condutor, empresas que produzem conteúdo educacional aumentam em 131% a chance de consumidores comparem seus produtos. 

Ao produzir conteúdos que ajudem a resolver as dores daqueles que estão buscando a solução que seu negócio oferece, sua empresa passa a ser reconhecida como autoridade e ganha a confiança do potencial cliente. 

Para nutrir sua base de Leads com esses conteúdos e aumentar a chance de convertê-los, você pode apostar em uma newsletter mensal com os conteúdos de blog mais relevantes.

4 – Reforce a presença digital da sua empresa

Não basta apenas ter um site e um perfil nas redes sociais, sua empresa precisa alimentar esses canais e ser ativa neles. 

Essa dica anda lado a lado com a dica anterior, já que é por meio de bons conteúdos e interações que sua marca passa a ganhar mais relevância e aumentar a chance de seu Lead ser convertido em um cliente. 

Imagine o cenário: A pessoa que baixou o e-book gostou do conteúdo e passou a seguir a empresa nas redes sociais. Ela está recebendo os e-mails do fluxo de nutrição, mas ainda está na dúvida se o seu escritório é o certo para realizar a declaração de imposto de renda dela.

Então ela resolve olhar as redes sociais da empresa e ler mais conteúdos do blog para ter mais confiança antes de fechar o negócio. Se esses canais estiverem atualizados e com conteúdos de qualidade, ela verá sua empresa com mais credibilidade e se sentirá mais segura em solicitar o serviço. 

Essas são apenas algumas das inúmeras estratégias que seu negócio pode utilizar para conquistar o Lead e transformá-lo em um cliente que posteriormente pode se tornar um promotor da marca.

Então lembre-se que o Lead não é apenas mais um contato na sua base, mas também uma oportunidade de fazer negócios!

Quer ver mais conteúdos como esse? Acesse nosso blog e confira!