O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é uma estratégia que visa atrair um potencial cliente através de conteúdos relevantes que gerem valor e o conduzam em uma jornada que resulte na compra de um produto ou serviço.
Além de posicionar o negócio como uma autoridade em seu nicho, o Inbound Marketing também é mais assertivo que o Marketing tradicional e 62% mais barato.
Quer saber mais? Continue a leitura.
O que é Inbound Marketing?
O conceito de Inbound Marketing foi criado em 2006 com o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, escrito pelos fundadores da HubSpot, Brian Halligan e Dharmesh Shah.
O objetivo dessa estratégia é compartilhar materiais relevantes para um determinado público, que chegará até a marca através dos interesses buscados na Internet.
Como já mencionamos, o Inbound Marketing também é conhecido como Marketing de Atração. E como o nome sugere, a estratégia do Inbound gira em torno de atrair o cliente até a marca.
É essa característica de atração que difere o Inbound do Outbound Marketing, conhecido por ser uma estratégia mais “agressiva”, já que envolve anúncios em outdoors, anúncios em TVs, rádios e até materiais impressos como flyers.
Por que o Inbound Marketing é tão importante para o seu negócio?
O Inbound Marketing tem diversas vantagens, sendo uma estratégia interessante tanto para grandes, quanto para pequenas empresas.
Confira alguns dos benefícios que você pode conquistar ao adotar essa estratégia:
1. Aumentar a visibilidade da marca
Quem não é visto, não é lembrado. Já ouviu esse ditado?
A presença online e a produção constante de conteúdo de qualidade são fatores determinantes para aumentar o alcance da marca.
A partir disso, mais pessoas podem ser impactadas pelo seu negócio e, inclusive, compartilhar seus conteúdos e aumentar a disseminação da marca para ainda mais pessoas.
2. Gerar mais autoridade para seu negócio
Ao construir conteúdos de qualidade e relevantes para seu público, mais pessoas olharão para sua marca como autoridade no seu nicho.
Com isso, voltarão a procurar o blog ou as redes sociais da sua empresa sempre que precisarem saber mais sobre determinado assunto. E, como consequência, com a confiança e autoridade que sua marca gerou naquela pessoa, sua marca se tornará a primeira escolha quando o lead estiver pronto para realizar a compra.
3. Reduzir os custos de CAC
No Inbound, o cliente vai até você, não o contrário.
O primeiro estágio do Inbound Marketing é a atração. Quando o cliente chega até seu negócio, ele está procurando por uma solução para o problema e está mais propício a chegar na etapa de venda.
Com menos barreiras entre o cliente e o fechamento da venda, menor se torna o custo por aquisição (CAC).
4. Alcançar o público certo
A partir de conteúdos relevantes, materiais ricos e um bom trabalho de palavras-chave e SEO, o público certo chegará até o seu negócio.
Quem entra no seu site, baixa um e-book ou segue nas redes sociais, está de fato interessado no que você tem a oferecer e tem mais chances de converter em um cliente.
5. Construir um relacionamento com o cliente
O Inbound Marketing permite que você construa uma jornada de nutrição para o seu lead, contribuindo para a construção de um relacionamento com a marca.
Por meio de softwares de automação, é possível criar fluxos de e-mails segmentados para proporcionar uma experiência mais personalizada para seu cliente.
6. É mensurável
Um dos muitos benefícios do Inbound Marketing para seu negócio é a facilidade de medir os resultados da sua estratégia.
Você pode acompanhar as métricas das redes sociais, analisar o tráfego do site, os acessos ao blog e o desempenho das campanhas de mídia em tempo real. Dessa forma, você consegue mensurar os resultados e traçar novas estratégias com mais agilidade.
Quais são as etapas do Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é pautado por 5 etapas essenciais, que são:
- Atrair: O objetivo é, a partir de conteúdos relevantes, levar mais pessoas até os canais de comunicação da marca e aumentar o tráfego de visitantes.
- Converter: O próximo passo é a conversão. O visitante precisa se tornar um lead, e nessa etapa o objetivo é obter informações para evoluir o potencial cliente na jornada. A conversão pode ser feita por landing pages de materiais ricos, formulários do site ou até inscrições em webinars.
- Relacionar: Nem todos os leads estão preparados para realizar uma compra, então, a partir do estágio do funil em que ele está, é preciso nutrir um relacionamento a partir de e-mails marketing, e-mails promocionais e newsletter, até que ele esteja pronto para avançar na fluxo.
- Vender: Após passar por toda essa jornada, esse é o momento de tentar fechar a venda. O time de vendas pode entrar em contato através de e-mails mais diretos convidando para uma conversa por telefone ou uma reunião.
- Analisar: Nessa etapa é hora de fazer um levantamento de tudo que foi feito e analisar os resultados para conseguir otimizar o processo.
Mas ao fim dessas etapas, ainda temos a mais importante: A de reter o cliente. Para que ele seja fidelizado e vire um promotor da marca, é preciso construir um bom relacionamento pós-venda que pode ser feito por meio de descontos especiais, newslettes e ofertas exclusivas.
O Inbound Marketing é uma estratégia fundamental para quem quer se posicionar como autoridade, ter um bom retorno por investimento e consolidar um bom relacionamento com o cliente.
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