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O marketing desempenha um papel fundamental no sucesso de um negócio. É através dele que as empresas se conectam com seu público-alvo, promovem seus produtos ou serviços e aumentam as oportunidades de negócio.

No entanto, o dilema que muitos donos de empresas enfrentam é se devem optar por expandir o departamento de marketing interno ou contratar uma agência de marketing externa para atender às suas necessidades e todas as possibilidades que o marketing moderno oferece.

E se você também está passando por esse dilema, neste artigo, vamos te apresenta uma ótima opção: A colaboração entre o time interno e a agência de marketing.

Vamos explorar os pontos fortes que diferenciam as agências do time interno, quais são as vantagens de cada modalidade e como a colaboração pode potencializar as estratégias de marketing do seu negócio. 

Continue a leitura!

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Como funciona um time de marketing interno?

Um time de marketing interno é composto por profissionais contratados pela própria empresa para desenvolver e executar as estratégias de marketing. 

Esses profissionais são parte integral da organização e estão profundamente familiarizados com a cultura, objetivos e valores da empresa.


Qual é a importância do marketing interno estratégico?

Manter um time de marketing interno estratégico é essencial para qualquer negócio!

Por vivenciarem diariamente a dinâmica da empresa, conhecerem bem o seu público, as dores e estarem imersos na cultura, uma equipe interna desempenha um papel fundamental na dinâmica, como:

– Comunicação diária com clientes e parceiros;

– Produção de vídeos e imagens de eventos internos e/ou feiras;

– Criação das personas da empresa; 

– Mapeamento da jornada do cliente;

– Direcionamento de pautas e conteúdos relevantes para o público-alvo.

Essas atividades requerem um profundo entendimento da empresa e de seu público-alvo, que são questões que um time interno costuma dominar.

 

E qual é o papel de uma agência de marketing 360°?

Já uma agência de marketing 360°, também conhecida como agência de marketing integrado, é uma empresa especializada em fornecer diversos serviços de marketing que envolvem todas as frentes de ação, desde o marketing digital até o marketing offline. 

Essas agências têm especialistas em muitas áreas, como Inbound Marketing, Outbound Marketing, branding, design gráfico, publicidade, SEO, inovação e muito mais.

 

Por que contar com uma agência de marketing 360° é tão importante?

Uma das principais vantagens de ter uma agência de marketing 360° ao seu lado é a facilidade de gerenciar projetos com um só fornecedor, que contribui com provocações, novas ideias e insights para execução das estratégias de forma integrada. 

Por um lado, a agência traz insights valiosos baseados em suas experiências com outros projetos e mercados. Por outro lado, ela possui expertise na gestão de equipes multidisciplinares altamente qualificadas para executar estratégias de forma simultânea e eficaz.

A integração das diversas modalidades e estratégias de marketing garantem que vários objetivos sejam construídos e alcançados de forma mais rápida, com discurso e posicionamento coerente em todas as ações. Afinal, as peças de comunicação criadas, como textos e layouts, são aproveitados de forma coerente nos diversos canais.

Isto garante o posicionamento do negócio de forma clara, com um tom de voz coerente e identidade bem definidos, reforçando o posicionamento da marca e suas soluções.

Como exemplo, imagine uma estratégia onde o objetivo está em atrair um público qualificado para se cadastrarem em um formulário no site, mostrando um vídeo case onde o cliente conta a experiência e resultados que teve. 

Para isto rodar bem, vamos entender as etapas desta estratégia:

  • Planejamento das estratégias integradas
  • Criação de textos que chamem atenção
  • Layout de uma lading-page atrativa, provocando o cadastro para um benefício (oferta, conteúdo, evento…)
  • Integração com ferramentas de captura e gestão de Leads (RD Station / Hubspot…)
  • Produção de vídeo case com edição, trilha, computação gráfica e capa
  • Criação das chamadas visuais e textuais para as Redes Sociais
  • Planejamento e criação da campanha para Google e outras plataformas de busca
  • Estruturação de textos e layouts para uso nas campanhas digitais
  • Publicação de postagens em redes sociais em datas definidas para divulgação recorrente
  • Estruturação de réguas de relacionamento com Leads (sequência de e-mails e/ou ações) 
  • Acompanhamento de resultados e planejamento de ajustes / novas ações

São, pelo menos, 9 profissionais envolvidos para a realização de todas as ações imaginadas: planejamento estratégico, gestão de operações, atendimento, design, redação, planejamento de mídia, gestor de mídias sociais, câmera man, editor de vídeo… 

Demanda muita gente com habilidades específicas para que esta ação, que parecia simples, aconteça.

 

Agência de marketing 360° e marketing interno: Como a colaboração entre eles pode tornar as estratégias mais eficientes?

Acho que ficou claro que, quando uma empresa opta por ter um time de marketing interno, o gestor de marketing fica sobrecarregado com a complexa tarefa de gerenciar o time, lidar com questões burocráticas e garantir que todas as estratégias sejam implementadas.

Isso pode fazer com que ele não tenha o tempo e foco necessários para se dedicar a atividades estratégicas de marketing como análise de resultados, busca por novas oportunidades e o alinhamento com demais departamentos para análise de resultados e planejamento de novas estratégias de negócio. 

Leia também: Como fazer um bom posicionamento estratégico para a sua empresa? 


E como a agência de marketing faz a diferença nesse aspecto?

Ao dividir parte do trabalho com uma agência de marketing 360°, o gestor terá menos tarefas sob sua responsabilidade, permitindo que ele se concentre em seu papel estratégico e nas atividades mais voltadas para crescimento e  inovação.

Com muitas experiências e profissionais especialmente qualificados para diferentes áreas da estratégia, como redação, gestão, design e tráfego pago, uma agência de marketing 360° pode garantir uma abordagem integrada e coesa em todas as comunicações da empresa, onde todas as partes do plano de marketing se complementam.

Isso cria uma experiência mais consistente e envolvente para os clientes e, ao mesmo tempo, melhora a eficiência da implementação das estratégias de marketing.

 

A colaboração é o melhor caminho! 

Poder contar com uma agência de marketing além do time interno pode fazer toda a diferença na dinâmica e na produtividade da empresa, como deu para perceber.

Enquanto o time interno mantém a essência do negócio, garantindo alinhamento estratégico focado no crescimento da marca no mercado, a agência traz expertise técnica, criatividade e capacidade produtiva de qualidade para trazer melhores resultados.

 

Conte com a PX Brasil!

Com nossas estratégias de marketing integrado e a experiência em inovação, podemos te ajudar a encontrar o diferencial que o seu negócio precisa para crescer.

Caso esteja buscando apoio para potencializar seus resultados, atrair novos clientes e melhorar a autoridade da sua marca, a PX Brasil tem todas estas qualidades que detalhamos neste conteúdo para garantir a construção de estratégias transformadoras!

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