No marketing tradicional, o produto ou o serviço eram o foco das campanhas publicitárias. Os anos foram passando, as inovações foram acontecendo e a transformação digital já é realidade.
Atualmente, o foco está no cliente e no relacionamento que as marcas constroem com ele. Ainda mais em um mundo tão competitivo. “Conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar os antigos.” Quem disse isso foi Philip Kotler, o pai do Marketing. A régua de relacionamento é uma forma de fidelização de clientes.
Régua de relacionamento
A régua de relacionamento é uma estratégia de envio de conteúdo em momentos específicos. Dependendo da etapa em que a pessoa se encontra, o conteúdo enviado será personalizado.
A régua de relacionamento pode ser aplicada tanto para os clientes que se encontram na base, quanto para futuros clientes.
Situações
Existem várias situações e para cada situação um tipo de material deve ser enviado. Vamos a eles:
Boas-vindas
Cadastros no site ou assinatura de newsletters podem receber o contato agradecendo pelo cadastro, pedindo autorização para envio de mais material e informando os assuntos e a frequência que os conteúdos serão enviados.
Agradecimento
A partir da primeira compra, o cliente recebe um conteúdo de agradecimento. Por esse conteúdo, a sua marca pede a autorização do seu cliente para continuar o envio de material.
Nutrição
Quando o seu cliente autoriza o envio de material, você pode encaminhar conteúdos relativos à sua compra como forma de usar, tutoriais, opções que podem combinar, notícias, etc.
Produtos similares
Ofereça produtos similares à última compra. Direcione ofertas exclusivas para estes produtos.
Sazonal
Essa ação deve ser criada para envio de material referente às datas comemorativas, feriados e aniversário. Junto com o conteúdo, você também pode enviar vantagens exclusivas, cupons de desconto ou vouchers de brindes.
Pós-venda
Verifique se o produto chegou em boas condições ou se o cliente está gostando do resultado. Esse contato pode sanar algum problema ou melhorar as próximas experiências.
Passos para criar uma régua de relacionamento
Assim como qualquer estratégia, deve haver um planejamento e adequação das etapas para que finalmente a régua de relacionamento entre em ação. Vamos aos passos:
1 – Conheça a sua base de dados
Por isso é tão importante conhecer a persona do seu negócio. É preciso saber como, quando e por qual plataforma ele quer ser contatado.
2 – Estipule conteúdos específicos para cada etapa
Como você viu, é preciso imaginar por quais situações o cliente pode passar. Por exemplo, ele pode ter acabado de fazer uma compra ou ele fez o cadastro, encheu o carrinho, mas o abandonou. Para cada situação específica existe um tipo de conteúdo. Defina quais ações serão desenvolvidas e a ordem que o fluxo será iniciado.
3 – Desenhe a régua de relacionamento
Desenhe a régua de conteúdo com inúmeras possibilidades e transforme em um fluxo que pode se desmembrar em outras ramificações. Você pode fazer esse planejamento funcionar, graças à automação de marketing.
4 – Integração
Capacite a equipe para que ela esteja preparada para qualquer contato vindo pela régua de relacionamento. Qualquer ponta da empresa precisa entregar o que o cliente espera naquele momento. Além disso, se toda a empresa estiver alinhada com a estratégia, os resultados serão os mais satisfatórios possíveis.
O objetivo dessa estratégia é estreitar o relacionamento e direcionar essa pessoa para uma compra ou para que ela compra novamente. É possível construir e manter um contato frequente, de forma segmentada e extremamente personalizada. A régua de relacionamento funciona porque o cliente sempre vai lembrar da sua marca.
Gostou desse tipo de conteúdo? Você já usa a estratégia de régua de relacionamento ou está pensando quando vai colocar em prática? Compartilhe conosco seus resultados!
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