Embora o Marketing de Conteúdo tenha alcançando maior notoriedade nos últimos anos – graças às Redes Sociais – o conceito não tem nada de novo: a revista The Furrow, atuante desde 1895, é um ótimo exemplo da prática.
A grande demanda de produtos e serviços transformou o comportamento do consumidor. Mais exigente, ele quer muito mais do que preços vantajosos. Hoje, os consumidores procuram valores agregados aos serviços e produtos e, mais uma vez, o marketing de conteúdo desempenha um papel essencial na hora da tomada de decisão.
Não tenha medo de ousar
Para usar o Marketing de Conteúdo a favor da sua empresa, no entanto, é preciso conhecer seu público profundamente.
De acordo com o consultor e professor universitário Paulo Silvestre, “o Marketing de Conteúdo é pautado pela utilidade e interesse do público. Com ele, as empresas não falam sobre si mesmas ou sobre seus produtos. Falam de assuntos que tenham relação com o seu público”.
Portanto, para atingir o seu público-alvo e impactá-lo positivamente, não tenha medo de experimentar outros formatos e ser diferente dos seus concorrentes. Você pode tirar a sorte grande com o seu conteúdo da maneira menos provável e acabar aprendendo algo com os seus clientes.
Os tempos são outros. Dê espaço ao atual
Está na hora de acabar com o pensamento de que criar conteúdo significa escrever posts em um blog ou atualizar o status de sua página no Facebook. O conteúdo vai além do trivial: criar filmes, apps e até um trabalho que una oportunidade e bom jornalismo, como o projeto mais recente do Google.
É tempo de sair do óbvio e partir para uma aproximação mais multimídia do seu público, afinal de contas, todos têm uma história para contar. O modo como você a conta é que pode virar o jogo para sua empresa.
3 tipos de conteúdo que a sua empresa deve investir
- Vídeo
Hoje em dia não há mais espaço para desculpas como: “fazer um vídeo é caro e leva muito tempo”, ou “não sou diretor e, portanto, não sei fazer vídeos”.
Aplicativos simples e gratuitos, como o Snapchat, o Periscope, o Facebook live e a mais recente novidade, o Instagram Stories, são apenas alguns exemplos de conteúdos em vídeo mais consumidos pelos usuários ativos dessas plataformas (só no Facebook são mais de 80 milhões só no Brasil).
Mesmo que você opte por contratar profissionais para fazer uma série de conteúdos em vídeo para sua empresa, o investimento vai render bons retornos, desde que a regra de ouro do Marketing de Conteúdo seja respeitada e os vídeos tenham a finalidade de entreter e/ou informar o seu público, e não vender o seu produto (esse papel é do Inbound Marketing).
Uma produtora que realiza vídeos para este fim é a DIVION (www.divion.com.br).
- Aplicativos
Criar aplicativos que sirvam para facilitar a vida de seu cliente é uma ótima maneira de entrar no radar de relevância do seu público-alvo.
Leve como exemplo os aplicativos de serviço de taxis ou os aplicativos que localizam os festivais de Food Truck mais próximos da residência do seu cliente. Você pode ainda desenvolver uma ferramenta para o seu site que informe ao seu cliente como utilizar o seu produto e tirar melhor proveito de todas as suas funções.
As possibilidades são infinitas.
- Infográficos
Certamente você já deve ter se deparado com muitos infográficos por aí. As mais novas versões desse tipo de conteúdo são interativas, o que chama mais ainda a atenção do seu público.
O infográfico representa uma maneira diferente – e até divertida – de apresentar informações. Além disso, os números não mentem: de acordo com pesquisas no campo, 40% dos leitores respondem melhor aos recursos visuais do que aos textos simples.
Outro ponto importante de um infográfico é que você economiza tempo: você poderá expor em 100 palavras o que levaria 600 em um texto normal, por exemplo.
Os elementos principais do conteúdo
Não importa qual tipo de conteúdo você escolha investir daqui para a frente, lembre-se que a inovação e a criatividade deverão sempre estar presentes. Conte uma história da maneira mais inusitada possível e, certamente, você será recompensado por isso.