Independentemente de você ser um empreendedor veterano ou ter acabado de abrir uma empresa, há muito o que ser pensado depois que o entusiasmo inicial dá lugar ao trabalho do dia a dia.
Mesmo os mais experientes precisam lançar mão de dicas que vão fazer com que se mantenham firmes no caminho do sucesso. Conheça essas 10 lições que todo empreendedor deve saber e não tema!
- Faça o que você sabe
Nunca inicie um empreendimento só porque “está na moda” ou porque parece ser vantajoso. Faça o que você ama e o que você sabe fazer. Iniciar uma empresa baseada em seus talentos e suas afinidades tem muito mais chance de ser um empreendimento bem-sucedido e que lhe trará não só o retorno financeiro, mas também sua satisfação pessoal.
- A técnica dos 30 segundos
Você conhece a técnica dos 30 segundos? É simples! Funciona da seguinte maneira: você tem que descrever o que você faz em 30 segundos. Essa habilidade pode ser muito útil quando se encontrar por acaso com um possível investidor ou um cliente curioso.
Declare sua missão, serviço e metas de maneira concisa e clara. Menos é sempre mais, mesmo nos empreendimentos.
- Seja comedido com suas finanças.
Você acabou de se lançar no mercado, o que geralmente significa que não há muito capital disponível. Portanto, use-o com muito discernimento e sabedoria. Conte cada real e não gaste com coisas que sua empresa não precisa.
Com o tempo sua empresa vai crescer e você poderá adicionar recursos para expandir ainda mais os seus negócios. Calma e pé no chão.
- Faça as coisas com um orçamento limitado
Complementando a dica anterior, é bem provável que você não vá conseguir investidores no começo. Por isso, encontre seu ponto de início, em vez do ponto final.
Reduza os custos de planos e despesas. Simplifique as ideias até que sejam administráveis como um risco inicial. Encontre maneiras de mostrar seu plano de negócios em um orçamento limitado.
Demonstre o seu valor antes de sair à procura de investimentos. Se o seu conceito for bem-sucedido, suas chances de aumentar o seu capital por intermédio de investidores crescerão expressivamente.
- Uma coisa de cada vez
Essa dica é útil principalmente para os empreendedores de primeira viagem que querem agarrar toda “oportunidade” que encontram. No entanto, muitas destas oportunidades não passam de problemas disfarçados e podem colocar sua credibilidade em risco.
Ao tentar equilibrar múltiplas tarefas você poderá diminuir sua produtividade e eficiência. É bem melhor fazer uma única coisa bem feita, do que tentar fazer várias de maneira inadequada ou pela metade.
- Atitudes que falam mais que palavras
Não prometa nada que não possa cumprir ou que ainda não esteja preparado para prometer. Aliás, economize palavras e impressione as pessoas ao seu redor com suas ações.
Endosse o seu empreendimento com bastante entusiasmo, mas com bom gosto e bom senso. Evite exageros.
- Aprenda com o seu dia a dia
Nada é capaz de prever o futuro e, tampouco, prepará-lo para ser um empreendedor de sucesso. Você não encontrará um plano perfeito.
Embora o planejamento seja muito importante e você precise de um plano estratégico e bem elaborado, sua maior escola será o seu dia a dia. Com o passar do tempo, você se tornará um empresário mais centrado e preparado para enfrentar os desafios sem medo.
O melhor que você pode fazer pelo sucesso de sua empresa é aprender com seus erros e nunca os cometer duas vezes.
- Você precisa de ajuda
Mesmo que você tenha conhecimento técnico e habilidades, você não sabe tudo e precisa encontrar pessoas que poderão lhe ajudar.
Parcerias com pessoas que também possuem conhecimento e habilidades podem ser bastante benéficas: você aprende mais, troca experiências e fica rodeado de pessoas que poderão lhe inspirar e atuar como mentores para o seu empreendimento.
Com isso, você se torna um líder melhor e um empresário mais bem preparado.
- Cuide de você
“Dormir cedo; acordar cedo; faz com que um homem se torne saudável, rico e sábio”. Essa frase de Benjamin Franklin deve funcionar como um mantra para os empresários modernos. Sem saúde, não há trabalho.
- Tenha uma estratégia de saída
Por mais triste e frustrante que perceber que uma ideia simplesmente não deu certo, é preciso ter esse discernimento e admitir que tentou, mas não deu certo. Saiba reconhecer o momento em que você deverá se afastar de um empreendimento que não vingou.
Se isso acontecer, aproveite o momento para refletir sobre o que deu errado e como você poderá acertar da próxima vez. Pense sobre o que poderia ser feito de maneira diferente.
Como mencionado anteriormente, aprender com os seus erros faz parte do processo para se atingir o sucesso. Mesmo que o fracasso seja inevitável, o bom empreendedor sabe tirar a melhor lição disso e seguir em frente para acertar.