A área de vendas se move mais rápido do que nunca. Num piscar de olhos, novos concorrentes surgem e produtos e serviços similares aos seus são lançados sem que você os conheça.
Não importa em que área da indústria você atua: o que funcionou bem há alguns anos atrás não é bom o suficiente hoje. Esse não é um tempo para tentativa e erro. Esse é um momento para vender! Aqui estão alguns passos básicos que você pode tomar para melhorar seu desempenho de vendas, reduzir seu custo e garantir a sobrevivência de sua empresa:
1 – Clareie sua missão
Comece por compreender seu nicho de negócios. O que você faz melhor? Quem precisa do que você faz? Como você melhor aborda essas perspectivas? Quanto eles estão dispostos a pagar? Se estas perguntas não são respondidas facilmente, se esforce para ter mais uma visão mais clara.
2 – Divida a missão em objetivos específicos
Anote as metas de atividades que você pode controlar (contatos por dia, propostas por mês, referências por chamada, etc.). Defina metas de resultados para medir seu progresso (as vendas por mês, valor por venda, lucro por venda, etc.) e acompanhe de perto. Aumente sua atividade e meça os resultados. Metas ajudam a dar foco e a acelerar suas ações.
3 – Venda o que seu cliente precisa
Seus clientes vão comprar apenas o que eles precisam. Como você pode convencê-los de que precisam da solução que você oferece? Enfatize as características do seu produto ou serviço mostrando como podem reduzir custos e resolver os problemas do cliente. Às vezes, você pode reposicionar seus produtos. Por exemplo: antes você vendia uniformes pela aparência e toque do tecido; agora poderá salientar o seu valor duradouro. Seja criativo em suas vendas e no marketing! Se necessário, contrate uma empresa que possa assumir a parceria e ajudá-lo nestas estratégias.
4 – Crie e mantenha a atenção
O marketing eficaz aliado à fortes habilidades de vendas e ações estratégicas são a chave para a incitar a atenção de seus clientes. Um bom acompanhamento efetivo das oportunidades e a oferta de soluções evolutivas ao cliente são o segredo para manter um bom relacionamento.
Estratégias de Marketing de Conteúdo são muito eficazes para automatizar os processos de venda e acelerar a troca de informações importantes para que seu cliente tome uma decisão favorável.
5 – Venda com propósito
Saiba tanto o que fazer quanto o porquê de estar realizando cada etapa ao longo do processo. Quem você está alvejando e por que? O que você vai dizer a eles e por que? O que você vai perguntar a eles e por que? O que a sua proposta vai incluir e por que? Quando você vai concluir a negociação? Se você não se sentir seguro de si mesmo em todas as etapas do processo de venda, obtenha alguma formação ou orientação.
6 – Perguntar, Ouvir e Agir
Melhor do que quaisquer outras, estas três palavras resumem o sucesso em vendas. Suas perguntas devem ser criativas, planejadas, relevantes e diretas. Suas habilidades de escuta devem ser altamente desenvolvidas. Você deve tomar medidas que provam que ouviu e sabe como agir, para que o cliente se senta seguro e concretize a venda.
7 – Assumir a responsabilidade, mas não o crédito
Perceba que você é o líder da equipe. A empresa confia em você para ter direcionamento e apoia o seu esforço. Para construir uma equipe forte e disposta a ir além quando você precisar, dê a sua equipe o crédito por tudo que dá certo e assuma a culpa quando algo dá errado.
8 – Trabalhe sua base
Mesmo o melhor dos melhores tem espaço para melhorias. Tome a decisão de melhorar seus pontos fracos e estabeleça metas que lhe forcem a fazer as coisas que não gosta. Seja mais criativo na sua prospecção, invista no levantamento de informações e habilidades de apresentação. Imagine o vendedor perfeito e compare-se a ele. Este será o seu foco.
9 – Desenvolva sua atitude
Sua atitude é controlável. Conquiste seus medos. Mude as crenças que limitam o seu sucesso. Seus hábitos de pensamento controlam o seu empenho, entusiasmo, persistência, resiliência, felicidade e confiança. Esteja ciente deles, decida quais são improdutivos e assuma um compromisso de mudança. Com tempo e esforço, você pode se tornar a pessoa que você quer ser.
10 – Maximize seu tempo
Concentre-se em seus objetivos. Teste cada atividade por sua importância e urgência. Crie um cronograma ideal e ajuste-o ao tempo real que você precisa diariamente. Lembre-se, apenas 1 hora por dia utilizada de forma mais produtiva acrescenta 6 semanas extras de tempo produtivo por ano.