Sabe como tirar mais proveito do Google Hangouts para sua empresa?

O Google tem vários serviços que são de um domínio incontestável na internet e outras ferramentas que não são necessariamente tão populares. Mas uma coisa é certa: todos os recursos pensados pelo gigante da Internet são pensados de forma muito similar e têm um objetivo em comum: oferecer soluções funcionais e práticas para todos os tipos de usuários.

No post de hoje, vamos falar um pouco do Google Hangouts e como este serviço – gratuito, inclusive – pode ser extremamente útil para sua empresa. Falando de forma simples, o Hangouts é “uma plataforma de mensagens instantâneas e chat de vídeo desenvolvido pelo Google” – isso de acordo com a definição da Wikipedia. Queremos, então, ampliar essa noção e mostrar do que o Hangouts é capaz.

Pra começar a falar do Hangouts, é importante destacar que a ferramenta foi, inicialmente, criada para facilitar o contato entre amigos e familiares. Isso mudou bastante, e agora, o Google redirecionou sua atenção para a produtividade e soluções corporativas. Até mesmo porque outros produtos da companhia, como o Duo e o Allo, ocuparam essa posição mais social e familiar.

Pelas próprias características incorporadas, podemos destacar algumas funcionalidades:

Compartilhar a tela: Função que permite mostrar o que você tem na tela a todos os outros participantes da conferência. Excelente recurso para quem precisa mostrar procedimentos, exibir imagens ou até mesmo orientar os usuários sobre como usar um aplicativo.

Chat: Você não precisa, necessariamente, se comunicar através de vídeos, é possível mandar mensagens privadas ou para grupos. Outra vantagem é a que o histórico permanece salvo caso seja necessário revisar alguma informação trocada.

Integração: Como faz parte dos produtos Google, o Hangouts está totalmente integrado com os outros serviços da companhia. Destacamos o YouTube, Google+, Apresentações e etc.

Segurança: Como no caso do super popular Whatsapp, o Google Hangouts também encripta todas as informações que trafegam por sua plataforma. Para empresas, este dado é particularmente interessante, em função das informações sensíveis que podem ser compartilhadas.

Todos participam: Não é obrigatório ter uma conta no Google+ para participar de uma seção de Hangout. Basta mandar um email com o convite para que o outro usuário participe e pronto: acesso garantido.

Usos corporativos do Google Hangouts

Videoconferências

Com capacidade de criar seções com até 25 participantes, o Hangouts é a ferramenta ideal para reuniões corporativas – seja para estar em contato com colaboradores, falar com fornecedores, sócios ou clientes em potencial.

Recursos Humanos

Muitas empresas funcionam com colaboradores remotos ou pontualmente precisam contratar pessoas de outras regiões. Neste ponto, você pode até comentar que existe Whatsapp, Skype e outras soluções. No primeiro caso, nem sempre é uma opção compartilhar o número telefônico. Já no segundo, o processo demanda ter uma conta e adicionar o usuário. Com Hangouts, tudo isso é muito mais simples.

Webinars

Contratar uma ferramenta específica para webinars nem sempre é exatamente barato. Por exemplo a GotoWebinar e a Cisco WebEx são excelentes, mas é preciso investir recursos. O Hangouts substitui perfeitamente a ambas, dependendo do uso, e permite uma experiência fluída e eficiente na hora de apresentar propostas, fazer vídeo-aulas ou transmitir eventos.

Sessões de Consulta

Muitas vezes é importante criar momentos de interação onde você possa responder a perguntas diretas do seu público, clientes ou qualquer interessado em suas propostas. Com o Hangouts fica mais fácil criar sessões de perguntas e respostas.

De fato, os usos são múltiplos e depende de como você e sua companhia estejam interessados em aproveitar as funcionalidades desta ferramenta simples, barata e funcional. Além de tudo, leva o selo Google de qualidade, o que inclui os participantes em um ambiente intuitivo e no qual já reconhecem boa parte da forma de funcionamento e identidade visual.

 

 

Comentários

comments