Comunicação é o melhor que você pode fazer pela sua empresa

Para se destacar na concorrência, ter um produto/serviço bom e eficaz representa somente uma parte do caminho.

Com a expansão do mercado digital, tornou-se fundamental que os clientes e as empresas falassem a mesma língua e criassem um relacionamento baseado em transparência e confiança.

Há algum tempo, essa tendência se intensificou ainda mais com o advento e a propagação quase que viral das redes sociais. Hoje, essas plataformas se transformaram, não só em motores de busca, mas também um local em que o cliente compartilha com seu network todas as suas experiências com as marcas, sejam elas boas ou ruins. O marketing é o responsável por estudar e compreender essas tendências mercadológicas para levar até as marcas os caminhos que as levarão diretamente ao alvo: seu posicionamento no mundo dos negócios.

O marketing social chegou para ficar

A proximidade entre as pessoas que o mercado online possibilitou fez com que o modo de consumir fosse alterado: o cliente atual é muito mais exigente e deixou de ser passivo.

Hoje, o consumidor quer participar do processo de criação e divulgação de um produto/serviço. Ele quer que sua voz seja ouvida no que diz respeito às melhorias dos produtos que consome. E, o mais importante, ele sabe que se aquela empresa não está disposta a ouvi-lo, ele encontrará outra que estará!

Por isso, mais do que oferecer um produto bom, as marcas devem ter uma comunicação integrada e bem planejada que entenda o que o cliente espera dela. Essa medida vai desde a criação da identidade visual de toda a empresa até o planejamento e estruturação de estratégias de comunicação que vão estreitar os laços com o público-alvo desejado.

O marketing de conteúdo surgiu para suprir essa necessidade de aproximar marca e cliente e, hoje, é possível afirmar que ele é um dos responsáveis pelo sucesso das principais marcas.

Isso acontece porque o conteúdo relevante tem a ver com relacionar-se com o seu cliente e garantir a ele que todas as suas opiniões e seus desejos não só estão sendo ouvidos, mas serão aplicados, porque ele é único, assim como a sua marca. Esse é o ponto em comum e que define o relacionamento.

Comunicação sob medida para a sua empresa e seus clientes

Escolher uma empresa de marketing e comunicação certamente não é uma tarefa das mais fáceis.

Opções e promessas não faltam, por isso, embora todas as empresas ofereçam basicamente os mesmos serviços, é preciso garimpar e escolher uma empresa que estará alinhada com a identidade de sua empresa.

Para ilustrar, pense nas diferenças entre um serviço de vallet e um estacionamento comum. No serviço de vallet, os clientes deixam e retiram seus carros em uma área exclusiva – geralmente com amenidades como café, chá, um local confortável onde possam se sentar, etc – e são atendidos por colaboradores prestativos, solícitos, prontos a oferecer o melhor àquele cliente.

No estacionamento comum, muitas vezes os clientes têm que esperar em uma fila para que eles mesmos estacionem seus carros, os quais ficam sob sol, chuva, etc.

A diferença entre os dois vai além do conforto: é a personalização do serviço. Ou o serviço é feito para você e se adapta às suas necessidades, ou você se adapta ao serviço que é oferecido a todos.

Mais do que uma empresa de marketing e comunicação, o que sua empresa precisa é de alguém que veja os negócios como você os vê. Alguém que consiga compreender e inserir as suas necessidades em um contexto que seja exatamente o que o seu público-alvo quer.

O relacionamento ideal

Vender, sim. Se relacionar com o cliente, SEMPRE! Esse é o pensamento que você deve ter ao contratar uma empresa que será responsável pela comunicação e o marketing de sua marca.

Todas as estratégias e ações devem ser integradas e alinhadas a um bom e minucioso planejamento. Isso tudo atrelado às posturas comerciais que resultarão no aumento das vendas.

É assim que as relações comerciais e os relacionamentos interpessoais com o seu público-alvo se tornarão relevantes e indispensáveis. Ao construir uma marca, construa, também, relacionamentos. Certamente, a melhor estratégia de vendas para a sua empresa.

 

 

Comentários

comments