Momento Growth Hacking: Como fazer um negócio crescer?

O surgimento das statups de alto crescimento deu início a uma nova área de conhecimento: o growth hacking. Um hacker é uma pessoa que pensa fora da caixa e, dessa forma, descobre maneiras inovadoras de chegar a um certo objetivo.

Transportando para o marketing, um growth hacker é aquele profissional que vai ajudar sua empresa a crescer de maneira escalável, encontrando estratégias e ações incomuns, muitas vezes ousadas, para atrair mais e mais clientes.

Sim, falamos “mais e mais clientes”. Ficou interessado? Então saiba agora mesmo como fazer o seu negócio crescer!

Ofereça uma solução escalável

O ponto de partida para ter o growth hacking como seu aliado é ter um produto ou serviço que possa ser replicado milhares de vezes sem perder a qualidade e sem aumentar seu custo de produção.

Foi exatamente dessa forma que empresas como Google, Dropbox e Facebook atingiram o sucesso: encontraram uma solução que poderia ser espalhada pelo mundo rapidamente.

Na maioria das vezes, dependemos da tecnologia para atingir esse nível de escalabilidade. E é por essa razão que as soluções baseadas na nuvem têm ganhado tanto destaque nos últimos anos. Qualquer produto ou serviço que seja oferecido pela internet é capaz de romper qualquer barreira física.

Proporcione uma experiência incrível

Os produtos e serviços que são impulsionados pelo growth hacking não são milagrosos, mas proporcionam experiências incríveis para os usuários. Por exemplo: quando o Uber surgiu, todo mundo queria provar essa novidade e saber se era mesmo melhor do que um táxi tradicional.

Soluções que despertam a curiosidade, geram interesse e engajamento são o material ideal para o growth hacker. Ele simplesmente lança a ideia na rede e a repercussão se faz praticamente sozinha.

Cada pessoa que experimenta recomenda para outras dezenas – e quem sabe centenas – de pessoas. E assim sua empresa escala as vendas muito rápido. Observe como as redes sociais dominaram o mundo em tão pouco tempo e você entenderá do que estamos falando.

Mantenha o foco no seu público-alvo

Sim, sua solução deve ser escalável e relevante para a maior quantidade de pessoas possível. Contudo, no início, você precisa identificar quem tem maior urgência em usar seus produtos ou serviços e focar nesse nicho.

O Blablacar, um aplicativo de carona solidária, foi pensado primeiramente para reduzir a quantidade de veículos transitando nas cidades, o que melhoraria o fluxo de veículos, o estresse, o custo do transporte, entre outros aspectos.

A ideia deu tão certo que hoje as pessoas usam esse aplicativo para combinar viagens com pessoas completamente desconhecidas. Além de economizar nos custos de viagem, o carona conhece outras pessoas e faz amizades.

Conte com a viralidade da rede

Em tempos de internet, para fazer um negócio crescer você precisa ir muito além do marketing tradicional. O growth hacker vai pensar em ações muito semelhantes a de um vírus mesmo: instalar-se em determinado local e começar a proliferar sua ideia.

Pense no mecanismo utilizado pelo Nubank: quanto mais convites você envia para seus amigos e mais pessoas adquirem o cartão, maior o seu limite. Legal, não é?

Esse incentivo é utilizado pela maioria das empresas que utiliza o growth hacking para escalar negócios. Você transforma seu ciente em um propagador da sua solução, sem custo algum.

A última dica para fazer seu negócio crescer é nunca parar de inovar. Analise as interações dos seus clientes e consumidores, invista em uma ferramenta de Business Intelligence e identifique pontos de melhoria. Conte com o seu público mais fiel para ir aperfeiçoando suas soluções gradativamente.

E aí, vai de Growth Hacking? Conte pra gente!

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