Era uma vez… Instagram Stories!

O Instagram nasceu como uma plataforma onde os conteúdos audiovisuais fossem o personagem principal. Ou seja, uma plataforma online dedicada totalmente às fotos e aos vídeos. O resultado foi um sucesso, a rede nunca parou de crescer e hoje conta com mais de 400 milhões de usuários ativos por mês. Dependendo do tipo do seu público, a rede é um excelente lugar para sua empresa manter uma presença ativa.

Mas, como tudo nessa vida, o Instagram também muda bastante. Principalmente após sua compra, em 2012, pelo Facebook, a rede social não parou de oferecer novas soluções, recursos e ferramentas. Até mesmo a plataforma de anúncios é compartilhada – a Facebook Ads. Agora, chegou a última novidade: o Instagram lançou o Instagram Stories.

Como funciona? Tudo o que você publicar com o Stories só “dura” 24 horas. O recurso é bem parecido ao funcionamento do SnapChat e, diga-se de passagem, nasce exatamente para competir com esta plataforma. O grande lance da função é que você pode publicar tudo o que quiser e sua linha do tempo ainda vai permanecer “organizada”, já que o material extra não fica misturado e desaparece depois de um dia.

Quanto mais próximo, melhor

A presença das marcas nas redes sociais já faz parte de qualquer campanha de marketing digital, isso não é nenhuma novidade. Mas, o que o Instagram Stories faz é permitir que você chegue “mais perto” do seu público. Com o recurso, fica mais fácil criar um senso de intimidade entre sua marca e seus seguidores.

De fato, segundo a própria equipe do Instagram, a nova utilidade “Permite que as pessoas compartilhe tudo o que queiram, e não somente o que preferem deixar registrado nos seus perfis”. Logo, tudo o que for publicado via Stories fica registrado em conjunto, como se fosse uma grande sequência da sua vida, um filme.

Se você estiver se perguntando qual é a diferença na hora de visualizar os conteúdos, vai ver que as histórias aparecem numa barra, na parte de cima do seu feed. Qualquer usuário pode criar um Instagram Stories e, quando há atualizações, dá pra ver o que há de novo porque a foto do user que publicou fica circulada por cores na borda da imagem.

Quando se interessar pela história de alguém, você simplesmente tem que clicar na foto de perfil do outro usuário e a seção Stories vai aparecer na sua tela. Os conteúdos que aparecem são os publicados nas últimas 24 horas, organizados em ordem cronológica, da mais velha para as postagens mais novas.

instagram_mockup

Como usar Instagram Stories a seu favor

O Instagram Stories pode ser muito útil para a sua estratégia de marketing digital. Mas, o que efetivamente traz de novo – e positivo – para sua empresa? Aqui vão alguns usos possíveis para você aproveitar o recurso e tirar o máximo proveito de suas funcionalidades.

Mostrar o backstage da sua empresa: Aproveite a relação de intimidade que o Stories facilita e mostre ao seu público como funciona a sua empresa internamente. Processos de fabricação, ambiente da empresa, pessoas interessantes, tudo vale.

Ganhar do algoritmo: Você sabia que o Facebook e o Instagram ‘decidem’ o que os usuários vão ver? Se você não estiver entre os felizardos, pode aproveitar o Stories para marcar presença na time line dos usuários, já que as atualizações têm maior destaque que postagens comuns.

Falar com os seguidores: A chamada comunicação 1:1 (diretamente com seu público) pode ser beneficiada com o Instagram Stories. Você pode fazer comentários diretos, convidar algum usuário a responder perguntas ou comentar alguma situação de destaque dos seus followers.

Entrar ao vivo: Apesar de que o Stories não permite fazer transmissões ao vivo, você pode aproveitar o recurso para fazer publicidade de transmissões em outras redes, como no caso do Facebook Live. As pessoas têm uma grande inclinação em acompanhar qualquer coisa que esteja acontecendo naquele momento.

E aí, gostou do recurso? Vai usar na sua estratégia de marketing digital? Compartilhe sua opinião com a gente, e não se esqueça de mandar o artigo para os seus contatos que possam se beneficiar da nova funcionalidade da rede social das imagens. Até o próximo blog post!

pxbrasil-0019-ebook_20161107-01

Comentários

comments