5 tendências de inbound marketing para 2017

Dizem que o ano começa mesmo depois do carnaval, então já está mais do que na hora de começar sua estratégia de inbound marketing! E o que há de novidade neste setor? Como você pode incrementar sua estratégia de atração, conversão e fidelização de clientes? É sobre isso que vamos falar hoje!

#1 Account-Based Marketing

O principal pilar do inbound é o marketing de conteúdo, então, nada mais natural do que vermos o conteúdo relevante e útil no centro das atenções. Uma das tendências de inbound marketing para 2017 é o Account-Based Marketing (ABM).

No Account-Based Marketing você constrói sua estratégia de inbound em torno das necessidades de cada conta, ou seja, cliente. O intuito é identificar no mercado quais empresas você quer ter como clientes e então pensar ações de inbound de maneira personalizada.

De acordo com a Marketo, 97% das empresas que investem em ABM têm um ROI (Retorno sobre o Investimento) consideravelmente maior.

#2 Mobile inbound marketing

Nem é preciso dizer que o universo mobile invadiu nossas vidas e tornou tudo bem mais fácil. A dúvida mais simples, como qual a lanchonete mais próxima da sua casa, pode ser resolvida em questão de segundos. Basta tirar o smartphone do bolso e pesquisar.

Os números não deixam mentir: 50% das buscas no Google são feitas por meio de dispositivos mobile, sendo que 20% são buscas de voz. Sabendo disso, quais tendências de inbound marketing podemos identificar?

Primeiramente, conteúdo otimizado para o mobile, o que depende de um site e um blog responsivos; também é evidente que o SEO se torna ainda mais importante, pois você precisa conectar sua empresa à necessidade dos usuário; em terceiro lugar, você também precisa começar a pensar em otimizar seu site para as buscas por voz.

#3 Solid Social Media

Com certeza você já tem uma estratégia de mídias sociais. Mas quão consistente ela tem sido? Solid Social Media é uma das tendências de inbound marketing justamente porque as marcas estão perdendo o foco no que é realmente importante para gerar valor para suas audiências.

Manter o engajamento dos seus seguidores depende do compartilhamento de conteúdos consistentes e diversificados, compondo um verdadeiro mix de comunicação. Vá além dos blog posts e crie infográficos, vídeos, webinars, gifs, memes, enquetes e outros formatos que chamem a atenção.

Lembre-se que as imagens são de suma importância para uma estratégia de mídias sociais sólida, portanto, capriche no visual e mantenha a frequência. Crie seu calendário de postagens e não o perca de vista.

#4 Live streaming

Parece febre, mas é uma das tendências de inbound marketing que chegaram para ficar: os vídeos ao vivo. Facebook, Snapchat, Twitter, Instagram, Periscope, entre outras redes sociais, estão apostando alto neste recurso que tem tudo para potencializar sua estratégia de inbound.

A transmissão de vídeos ao vivo aproxima sua empresa dos usuários, fornece um material rico, que pode ser gravado e usado em outras produções, e ainda favorece o relacionamento com a sua marca.

#5 Marketing Automation

É verdade, o e-mail marketing continua firme e forte! Somado à personalização do conteúdo e ao storytelling, então, ele pode ser seu maior aliado para obter mais conversões.

77% dos CMOs (Chief Marketing Executives) acreditam que a automação de marketing é responsável por incrementar os resultados de negócios. E 54% dos profissionais da área de marketing perceberam o aumento do engajamento dos leads com estratégias de nutrição.

 

Comentários

comments