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Hoje em dia, apenas estar presente nas mídias sociais não é mais suficiente. É preciso entregar uma ótima experiência ao cliente, agregando valor ao que você está vendendo.

Não há dúvidas que as mídias sociais se tornaram essenciais na consolidação das marcas e, consequentemente, na divulgação de produtos e serviços.

Tais plataformas se transformaram, também, em motores de busca e em um meio eficiente de troca de experiência entre consumidores.

Muitos, quando decidem comprar um produto ou contratar um serviço, procuram pelo que desejam nas redes sociais e observam com atenção o que os outros usuários têm a dizer sobre aquilo.
Suas decisões de compra são, 9 entre 10 vezes, baseadas nas opiniões de seus contatos e outros consumidores.

Não basta estar online

Hoje em dia, apenas estar presente nas mídias sociais não é mais suficiente. É preciso entregar uma ótima experiência ao cliente, agregando valor ao que você está vendendo.

No entanto, saber o que o seu público-alvo realmente quer não é uma tarefa das mais fáceis e, certamente, você não perceberá se não se empenhar a conhecê-lo a fundo e não ouvir o que ele tem a dizer.

“Achar” que entrega um conteúdo relevante ao seu cliente não é o caminho certo para ter esse conhecimento do seu público-alvo. Mesmo que algumas pessoas curtam, compartilhem e até comentem suas postagens, isso não quer dizer que você está aplicando a estratégia correta.

Mas, afinal, como saber se você está fazendo o certo?

As três perguntas importantes

Um conteúdo sem estratégia são apenas postagens jogadas ao vento. Portanto, o primeiro passo para ser bem-sucedido na sua estratégia de mídia social é TER uma estratégia bem definida e bem planejada.

A verdade é que isso parece muito mais fácil na teoria do que na prática. Porém, para poder delinear melhor sua estratégia de mídia social, é necessário que você consiga responder com clareza a essas três perguntas:

1. O que eu almejo com a minha estratégia?

É importante estabelecer metas e objetivos e mensurá-los com métricas para que você possa saber qual o impacto que a sua estratégia está causando e fazer os ajustes necessários.
Os objetivos e metas podem ser muitos, mas, em linhas gerais, estão entre esses:

• Aumentar o engajamento com o seu público.
• Fortalecimento e consolidação da sua marca.
• Aumentar o seu ranqueamento nos motores de busca como o Google.
• Vender mais.

Ao determinar o que é importante para a sua marca, você poderá vislumbrar a estratégia de como atrair esse público.

Além disso, independentemente do seu objetivo, você, obviamente, quer continuar com os seus clientes antigos, certo? Portanto, é importante entregar a eles um conteúdo relevante. A melhor maneira de saber o que eles esperam de você é pesquisando suas preferências.

2. Quem eu quero atrair?

É respondendo a essa pergunta que você poderá determinar em quais mídias sociais sua marca precisa estar presente. Isso significa que você não precisa estar em todas elas, mas somente naquelas em que falam diretamente com quem você está tentando atrair.

Na dúvida, há duas redes em que todas as empresas devem estar por causa de suas relevâncias: Facebook e LinkedIn. Entretanto, é importante saber que, justamente por ser a rede com maior número de usuários e, assim, ter uma importância grande para as marcas, o Facebook mudou seu algoritmo para que as empresas possam atingir diretamente seus públicos-alvo, se elas pagarem por isso.

3. O que eu quero que o público-alvo faça?

Atualizar seu status nas redes sociais simplesmente para preencher o vazio não vai lhe trazer resultado algum, seja ele qual for. Você tem que determinar que tipo de reação você quer que seu público tenha.

Se você deseja aumentar o engajamento com a sua marca, você deve ter em mente como e por que quer que o seu público faça isso. Criar um conteúdo que seja compartilhado aumenta a exposição da sua marca e o seu ranqueamento, portanto, sua estratégia envolve um estudo para que isso se efetive.

O conhecimento profundo do seu alvo é que vai estabelecer o tom e o sucesso de suas estratégias.

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