10 lições que todo empreendedor deve saber

Independentemente de você ser um empreendedor veterano ou ter acabado de abrir uma empresa, há muito o que ser pensado depois que o entusiasmo inicial dá lugar ao trabalho do dia a dia.

Mesmo os mais experientes precisam lançar mão de dicas que vão fazer com que se mantenham firmes no caminho do sucesso. Conheça essas 10 lições que todo empreendedor deve saber e não tema!

  1. Faça o que você sabe

Nunca inicie um empreendimento só porque “está na moda” ou porque parece ser vantajoso. Faça o que você ama e o que você sabe fazer. Iniciar uma empresa baseada em seus talentos e suas afinidades tem muito mais chance de ser um empreendimento bem-sucedido e que lhe trará não só o retorno financeiro, mas também sua satisfação pessoal.

  1. A técnica dos 30 segundos

Você conhece a técnica dos 30 segundos? É simples! Funciona da seguinte maneira: você tem que descrever o que você faz em 30 segundos. Essa habilidade pode ser muito útil quando se encontrar por acaso com um possível investidor ou um cliente curioso.

Declare sua missão, serviço e metas de maneira concisa e clara. Menos é sempre mais, mesmo nos empreendimentos.

  1. Seja comedido com suas finanças.

Você acabou de se lançar no mercado, o que geralmente significa que não há muito capital disponível. Portanto, use-o com muito discernimento e sabedoria. Conte cada real e não gaste com coisas que sua empresa não precisa.

Com o tempo sua empresa vai crescer e você poderá adicionar recursos para expandir ainda mais os seus negócios. Calma e pé no chão.

  1. Faça as coisas com um orçamento limitado

Complementando a dica anterior, é bem provável que você não vá conseguir investidores no começo. Por isso, encontre seu ponto de início, em vez do ponto final.

Reduza os custos de planos e despesas. Simplifique as ideias até que sejam administráveis como um risco inicial. Encontre maneiras de mostrar seu plano de negócios em um orçamento limitado.

Demonstre o seu valor antes de sair à procura de investimentos. Se o seu conceito for bem-sucedido, suas chances de aumentar o seu capital por intermédio de investidores crescerão expressivamente.

  1. Uma coisa de cada vez

Essa dica é útil principalmente para os empreendedores de primeira viagem que querem agarrar toda “oportunidade” que encontram. No entanto, muitas destas oportunidades não passam de problemas disfarçados e podem colocar sua credibilidade em risco.

Ao tentar equilibrar múltiplas tarefas você poderá diminuir sua produtividade e eficiência. É bem melhor fazer uma única coisa bem feita, do que tentar fazer várias de maneira inadequada ou pela metade.

  1. Atitudes que falam mais que palavras

Não prometa nada que não possa cumprir ou que ainda não esteja preparado para prometer. Aliás, economize palavras e impressione as pessoas ao seu redor com suas ações.

Endosse o seu empreendimento com bastante entusiasmo, mas com bom gosto e bom senso. Evite exageros.

  1. Aprenda com o seu dia a dia

Nada é capaz de prever o futuro e, tampouco, prepará-lo para ser um empreendedor de sucesso. Você não encontrará um plano perfeito.

Embora o planejamento seja muito importante e você precise de um plano estratégico e bem elaborado, sua maior escola será o seu dia a dia. Com o passar do tempo, você se tornará um empresário mais centrado e preparado para enfrentar os desafios sem medo.

O melhor que você pode fazer pelo sucesso de sua empresa é aprender com seus erros e nunca os cometer duas vezes.

  1. Você precisa de ajuda

Mesmo que você tenha conhecimento técnico e habilidades, você não sabe tudo e precisa encontrar pessoas que poderão lhe ajudar.

Parcerias com pessoas que também possuem conhecimento e habilidades podem ser bastante benéficas: você aprende mais, troca experiências e fica rodeado de pessoas que poderão lhe inspirar e atuar como mentores para o seu empreendimento.

Com isso, você se torna um líder melhor e um empresário mais bem preparado.

  1. Cuide de você

“Dormir cedo; acordar cedo; faz com que um homem se torne saudável, rico e sábio”. Essa frase de Benjamin Franklin deve funcionar como um mantra para os empresários modernos. Sem saúde, não há trabalho.

  1. Tenha uma estratégia de saída

Por mais triste e frustrante que perceber que uma ideia simplesmente não deu certo, é preciso ter esse discernimento e admitir que tentou, mas não deu certo. Saiba reconhecer o momento em que você deverá se afastar de um empreendimento que não vingou.

Se isso acontecer, aproveite o momento para refletir sobre o que deu errado e como você poderá acertar da próxima vez. Pense sobre o que poderia ser feito de maneira diferente.

Como mencionado anteriormente, aprender com os seus erros faz parte do processo para se atingir o sucesso. Mesmo que o fracasso seja inevitável, o bom empreendedor sabe tirar a melhor lição disso e seguir em frente para acertar.

Comentários

comments